toto togel 4d situs toto togel situs togel slot deposit pulsa slot gacor 4d data keluaran hk bandar togel terpercaya situs toto toto togel situs togel bandar togel terpercaya

Este ano, a MOSTRA ARACAJU tem um motivo mais que especial para comemorar. Serão celebrados os seus 22 anos de existência. E todos eles sempre focados na busca de novos parâmetros em arquitetura, decoração e paisagismo. Foram 10 edições onde esforços não foram medidos para trazer a Sergipe um evento grandioso, com vasto desenvolvimento da interação entre os profissionais e fornecedores da área, destacando tendências e lançamentos em arquitetura, ambientação, design e paisagismo para os sergipanos.

Para 2022, um NOVO CONCEITO marca um momento de renovação para a MOSTRA ARACAJU, que ao longo desses 22 anos está sob o comando dos arquitetos Mercês Souza e Fernando Souza, fundadores e organizadores de todas as edições. Agora, somamos ao nosso time de idealizadores os arquitetos Gilvan Acciolli e Rodrigo Fonseca, profissionais renomados e atuantes em nosso mercado, que trazem uma nova visão para o evento a partir deste ano, sob o olhar de quem tem vasta experiência no setor e participações marcantes em mostras e eventos da área.

Mostra Aracaju 2017

Chegamos ao que se pensava inatingível. E não é por acaso que atribuímos o Selo Ouro à 10ª Edição desta marca que inventou e reinventou inúmeras vezes, tantos ambientes, ideias, em primorosas versões de criatividade, luxo, ousadia e, sempre, com muita inovação.

É claro que não inventamos a roda, mas a Mostra Aracaju é nossa. Ela tem patente sergipana e a essência regional do estilo de viver do nosso povo. Se você é amante da boa decoração, vai perceber viajando pelo mundo que todas as tendências relacionadas com a arquitetura, a decoração e o paisagismo são muito bem-representadas e orquestradas no evento pelos profissionais sergipanos. Temos um celeiro de talentos que, fora das fronteiras, busca inspiração e que regionaliza considerando a necessidade do sergipano de viver bem e morar bem.

Às vezes, faltam-me palavras para agradecer a cada um que acreditou nas edições da Mostra Aracaju, sejam arquitetos, designers, paisagistas, empresários, patrocinadores, artistas plásticos.

Olhar para trás e falar como coordenadora há 17 anos do evento, é reviver cada uma das edições. Já fomos de norte a sul da capital, montamos um mundo em um terreno, em casas antigas, em prédios tombados pelo patrimônio, em cenário industrial e também de veraneio, e até em um pavimento de estacionamento. E, em todas elas, tivemos o choro e o riso. E tudo superado pelo profissionalismo, pela paixão e por acreditar que existe um mercado sedento de coisas boas. E quando a gente acredita nisso, tudo torna-se possível.

E para fechar esse ciclo com selo e chave de ouro, escolhemos o tema "Viver com Arte". Sob a curadoria de Mário Britto, homenageado da Edição, os 29 ambientes vão respirar arte com obras de 80 artistas.

Para mostrar que "Viver com Arte" é viver melhor, nós voltamos para a mesma rua onde realizamos a primeira edição, à rua Vila Cristina, no Centro de Aracaju, mas agora no imóvel que abriga a Sociedade Semear. Com espaços criados por 34 profissionais, vamos integrar ambientes residenciais, espaços comerciais e corporativos lincados à Casa do Curador em uma só construção.

Mais uma vez, vivenciamos a Mostra Aracaju movimentando o mercado de arquitetura, decoração e paisagismo, lançando tendências, fazendo acontecer e provando que "Viver com Arte" merece o Selo Ouro.

Essa Mostra vem para coroar com a temática de maior expressão. O sergipano já sabe viver com design, ter bons revestimentos, um bom projeto de iluminação, conforto, versatilidade. Ele já entendeu que isso faz parte do cotidiano e o que ele precisa é desacelerar e fazer isso apreciando a cultura, que vem estampada e traduzida em uma obra de arte.

Como diz o sócio-idealizador da Sociedade Semear, Cezar Britto: "Não basta o desejo, a presença de um homem bem-intencionado ou mesmo uma grande ideia para que um projeto se torne vencedor. É preciso mais, é necessário que todos participem dos mesmos sonhos e das mesmas ideias, ainda que com dedicação diferenciada."

Mercês Souza

Idealizadora da Mostra Aracaju

Mostra Aracaju 2014

A Mostra Aracaju – maior evento de arquitetura, design de interiores e paisagismo de Sergipe – chega em 2014 a sua oitava edição, trazendo mais uma vez o que há de mais moderno no setor. Para a coordenadora da Mostra Aracaju, Mercês Souza, a marca teve participação significativa na elevação da capital sergipana ao status de pólo de Arquitetura, Decoração e Paisagismo, um pólo de qualidade que consegue atrair lojas e fornecedores de âmbito nacional, com profissionais locais e regionais extremamente qualificados e comprometidos com o que tem de mais moderno, sofisticado, funcional e belo no ramo.

Mostra Aracaju 2012

A Mostra Aracaju – maior evento de arquitetura, design de interiores e paisagismo de Sergipe – chega em 2012 a sua oitava edição, trazendo mais uma vez o que há de mais moderno no setor. Para a coordenadora da Mostra Aracaju, Mercês Souza, a marca teve participação significativa na elevação da capital sergipana ao status de pólo de Arquitetura, Decoração e Paisagismo, um pólo de qualidade que consegue atrair lojas e fornecedores de âmbito nacional, com profissionais locais e regionais extremamente qualificados e comprometidos com o que tem de mais moderno, sofisticado, funcional e belo no ramo.  

Para a organização da Mostra Aracaju, as mudanças vindas durante todo este tempo de atuação são significativas. Consolidou-se um grupo de profissionais no ramo da decoração, com grande qualificação profissional, que não fica atrás de outros grandes centros. Associado à qualidade do design de interiores, ocorreram o crescimento, a diversificação e a dinamização do mercado ligado à Arquitetura, Decoração e Paisagismo bem como dos setores que apoiam essa atividade – como lojas de materiais de construção, lojas de tintas, entre tantas outras.

Acompanhando a consolidação do design e dinamização do mercado em Aracaju, ocorreram também o crescimento e o fortalecimento do ensino. O primeiro curso de Arquitetura e Urbanismo do Estado se firmou na Universidade Tiradentes (Unit). Lá também foi criado o curso de Design de Interiores em nível superior e, mais recentemente, foi aberto o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Laranjeiras. Tudo isso são indicadores de transformações profundas na área de arquitetura e decoração em Sergipe, sem falar no crescimento da Mostra Aracaju que ao longo dos anos, pela participação dos profissionais, pelos patrocinadores e pelo número de visitantes, tem demonstrado o alcance dessas transformações.

Mostra Aracaju 2010 - 10 anos de Mostra Aracaju

Rua Poeta Mário Jorge Menezes Vieira, 667, no bairro Atalaia

Período: 1º/10 a 07/11

29 ambientes / 37 profissionais

Público: 9.000 visitantes

A sétima edição da Mostra Aracaju foi um marco para a organização do evento. Em 2010, a equipe completava 10 anos desde o início do trabalho para reunir e apresentar o que há de melhor no setor de arquitetura, design de interiores e paisagismo de Sergipe. A comemoração foi em grande estilo, com o evento realizado no bairro Atalaia, na Rua Poeta Mario Jorge, em um belíssimo evento que permitiu a apresentação de 29 ambientes.

Homenageado: Delmo Aragão

O arquiteto e urbanista Delmo Aragão foi o homenageado da Mostra Aracaju 2010, maior evento de Arquitetura, Decoração e Paisagismo de Sergipe. Além de ser o responsável pelo projeto do imóvel que abrigou a Mostra Aracaju Ano Dez, Delmo Aragão tem uma trajetória de preocupação com o urbanismo da capital sergipana. Entre outros projetos, Aragão participou ainda como estagiário da elaboração do Código de Obras e Urbanismo da Cidade de Aracaju, conhecido como o Código de 66, que até hoje norteia o crescimento da cidade. Também teve participação no surgimento de avenidas importantes, como a Heráclito Rollemberg, foi responsável pelo projeto Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira) e de obras como o prédio sede do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE).

Mostra Aracaju 2008

Av. Beira Mar, 2.240 – Atalaia

Período: 10/10 a 16/11

30 ambientes / 50 profissionais

Público: 8.000 visitantes

A sexta edição da Mostra Aracaju, realizada em 2008, trouxe como foco central a preocupação com o meio ambiente. Com os 4 Rs (recicle, reduza, repense e reuse), os participantes da edição deram uma verdadeira lição de desenvolvimento sustentável. Realizada em um belo imóvel localizado na avenida Beira Mar, 2.240, no bairro Atalaia, vizinho ao Palácio de Veraneio do Governo do Estado, o evento reuniu requinte e sustentabilidade, com a criação do Selo Ecodesign Mostra 2008. A novidade teve grande repercussão e colaborou para despertar na população sergipana a responsabilidade com o crescimento sustentável.

Homenageado do ano: MARIA JOSEFINA DE CARVALHO SOBRAL (DONA FIFINHA)

A decoradora simãodiense Maria Josefina de Carvalho Sobral, conhecida como Dona Fifinha, foi a homenageada do ano de 2008 da Mostra Aracaju. Foi com sua mãe que ela aprendeu que o ponto forte da decoração está nos detalhes. Quando adolescente, foi estudar em um internato em Salvador. De volta a Simão Dias, casou-se aos 24 anos com o dentista lagartense José Figueiredo Cabral, ficando prematuramente viúva quatro anos depois.

Após assumir a tarefa anual de decorar o andor da padroeira da cidade, tarefa até então realizada por sua avó, o trabalho de Dona Fifinha deslanchou, passando a decorar e preparar o cardápio das festas tradicionais da cidade de Simão Dias.

Quando mudou-se para Aracaju com sua filha, Dona Fifinha espalhou o seu bom gosto na decoração da casa de algumas de suas amigas. Mas foi com sua filha, Carmen Lúcia, também herdeira do dom das mulheres da família, que dona Fifinha montou uma dupla de talento.  Incentivadas pelo amigo artista plástico Joubert Moraes, transformaram o dom em profissão. O talento era tamanho que chamou a atenção da editora da Revista Casa Cláudia, que em passagem por Aracaju conheceu e apaixonou-se pela decoração da casa de Dona Fifinha, fazendo menção a esta em algumas páginas da revista, ícone da decoração brasileira.

Mostra Aracaju 2006

Av General Calazans, s/n – Bairro Industrial

Período: 18/09 a 29/10

35 ambientes / 78 Profissionais

Público: 8.000 visitantes

À frente do rio Sergipe e no frescor da Orlinha do Bairro Industrial, o maior evento de Arquitetura, Decoração e Paisagismo do Estado de Sergipe oficializou mudanças significativas e reforçou a sua identidade inovadora na sua quinta edição, realizada em 2006. Entre as mudanças, o nome do evento, que passou a se chamar Mostra Aracaju. Além disso, a periodicidade da Mostra se oficializaria em 2006 como bienal. A inovação ficou por conta do local onde foi realizada: em um antigo galpão industrial da Fábrica Serigy. Os profissionais dispuseram de um galpão totalmente aberto e assumiram o desafio de criar os ambientes, de traçar os espaços e levantar as paredes. O resultado: sucesso absoluto.

Homenageado do ano: NANCY BARRETO E SOCORRO GURJÃO

As irmãs Nancy Barreto e Socorro Gurjão, homenageadas do ano de 2006 da Mostra Aracaju, percorreram trajetórias diferentes até se encontrarem novamente nas áreas também irmãs de arquitetura e decoração. Enquanto a segunda sempre soube que a arquitetura seria a sua vida, a primeira estudou teatro e filosofia antes de encontrar-se na decoração. Por motivos diferentes, a vida trouxe as irmãs à capital sergipana no final da década de 1970, o que possibilitou a formação de uma parceria de destaque na história da arquitetura e da decoração de Sergipe. Representantes de marcas poderosas internacionalmente, a dupla buscava estar por dentro de tudo o que acontecia no mercado, através da leitura de revistas importadas e da participação em congressos e feiras.

O grande segredo dos projetos das irmãs está no equilíbrio do conjunto dos elementos: conforto, estética e personalidade do cliente. No seus projetos residenciais, elas buscam conhecer a família para adequar os projetos à realidade dos moradores; nos seus projetos comerciais, a funcionalidade é a principal marca de suas criações. Fato é que a decoração e a arquitetura no Estado de Sergipe não teriam evoluído tanto sem a presença das irmãs visionárias, por vezes incompreendidas, por estarem sempre à frente de seu tempo.

Mostra Aracaju 2004

Avenida Ivo do Prado, 612 - Centro

Período: 03/11 a 19/12

29 Ambientes / 75 Profissionais

Público: mais de 7.000 visitantes

Em 2004, o maior evento de Arquitetura, Decoração e Paisagismo aconteceu, mais uma vez, em um imóvel público: na antiga Faculdade de Direito e atual Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Cultart, localizado na avenida Ivo do Prado. O desafio assumido pelos participantes da Casa Aracaju 2004 foi trabalhar com um monumento pertencente a todos os sergipanos, um patrimônio cultural, onde os detalhes faziam toda diferença e cada viga, cada janela e cada parede guardavam muitas histórias. Com o mote “O espetáculo mais esperado do ano”, os profissionais trabalharam com empenho, ainda mais pelo fato de o imóvel estar localizado no bairro 13 de julho, que possui um dos metros quadrados mais valorizado de Aracaju.

Homenageado do ano: MARLENE FREIRE

Desde criança, as plantas estão na vida da homenageada da Casa Aracaju 2004, Marlene Freire. Desde pequena, ela observava a mãe cuidando carinhosamente das plantas no jardim de sua casa em Itaporanga D'Ajuda, sua cidade natal. Aos poucos, o trabalho com plantas foi se tornando cada vez mais sério em sua vida, chegando ao status de arte, com criação de jardins e produção de arranjos. Seus trabalhos podem ser vistos em empresas, residências e lugares públicos de Sergipe e de outros estados, e até mesmo em outros países, como a Alemanha. Na arte de Marlene Freire, as plantas e elementos se complementam, dando origem a painéis, esculturas vivas e arranjos inusitados.

Mostra Aracaju 2003

Rua Estância, 228 - Centro

Período: 20/05 a 29/06

35 Ambientes

78 Profissionais

Público: Aproximadamente 7.000 visitantes

A terceira edição da Casa Aracaju aconteceu na rua de Estância, 228, no centro de Aracaju, e trouxe inovação. Pela primeira vez, o evento foi realizado em um imóvel público, pertencente à Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para a equipe de coordenação, a confiança depositada pela instituição de ensino gerou ainda mais expectativa para a realização da III Mostra Sergipana de Decoração. Isso porque, após o período de visitação, o imóvel – que data da década de 20 do século passado e havia sofrido poucas intervenções até a realização da Casa Aracaju – se transformaria em sede para o Centro Museológico da UFS, dando abrigo, entre outros, ao Museu do Homem Sergipano. O evento passava então a contribuir de forma direta para perpetuar a história do estado de Sergipe.

Homenageado do ano: JOUBERT MORAES

O artista plástico sergipano Joubert Moraes é o homenageado da realização do ano de 2003 da  Casa Aracaju. Os objetos criados por esse artista sergipano da cidade de Propriá estão num nível de transcedência cultural que expõe bem a personalidade do visionário artista. Debaixo dos olhares do artista, a matéria toma forma e enriquece a arte sergipana.

Mostra Aracaju 2002

Av. João Ribeiro,1537 – Santo Antônio

Período: 18/04 a 29/05

38 Ambientes

72 Profissionais

Público: Aproximadamente 6.000 visitantes

Profissionais, iniciativa privada, poder público, academia e instituições da sociedade civil se reuniram novamente em 2002, para a segunda edição do maior evento de Arquitetura, Decoração e Paisagismo, desta vez, promovido em um imóvel na avenida João Ribeiro, no bairro Santo Antônio, de propriedade da família Garcia Rosa. A Casa Aracaju levou ao bairro de grande importância histórica para a cidade de Aracaju – com sua beleza singela que remete aos tempos de bate-papo entre vizinhos, da missa de domingo e do namoro na praça – o que havia de mais novo, criativo e ousado no setor. Na segunda edição, os organizadores começaram a sentir ainda mais forte a repercussão que a Casa Aracaju causava no mercado ao possibilitar a divulgação e lançamento de produtos ligados ao setor, movimentando indústrias, empresas e prestadores de serviços. Através do evento, os profissionais contribuíram também para o amadurecimento do público consumidor, que passou a ter na Casa Aracaju uma grande fonte de informações.

Homenageado do ano: MARIA CELI TEIXEIRA BARRETO

A homenageada da segunda edição da Casa Aracaju foi a empresária Maria Celi Teixeira Barreto, uma das responsáveis pela introdução da decoração moderna nos lares sergipanos à época em que somente o clássico era sinônimo de sofisticação. Ousada, apostou em formas e materiais modernos trazendo todos os lançamentos em móveis e objetos de decoração do sul do país. Ousadia essa que custou caro à empresária que teve que enfrentar o preconceito das pessoas que viam no seu trabalho apenas um passatempo, mas a persistência e a paciência da empresária foi bem recompensada. São mais de 20 anos de sucesso, compatibilizando vida profissional e pessoal como toda a mulher moderna.

Mostra Aracaju 2000

Rua Vila Cristina, 382, São José

Período: 16/11 a 20/12

31 Ambientes

50 Profissionais

Público: mais de 4.700 visitantes

A ideia de investir em um grande evento de arquitetura, decoração e paisagismo – de estrutura jamais vista em Sergipe – surgiu em 2000, com os arquitetos Dennis Falcão, Mercês Souza e Walter Chou. Naquele momento, os profissionais da área constataram que existia um mercado em potencial de decoração e design em expansão, um grupo significativo de profissionais da área atuando de forma isolada e um curso de arquitetura se iniciando, o que tornava o cenário propício ao nascimento do evento. Com o objetivo de “aglutinar esse conjunto de forças, até então dispersas”, como explica Mercês Souza, surgiu o evento que se propôs a dinamização e ao crescimento do setor.  No dia 16 de novembro de 2000, foi aberta a primeira edição do evento, à época chamado de Casa Aracaju, realizada em um imóvel localizado na Rua Vila Cristina, no bairro São José, cedido pela família Gileno Lima.

Homenageado do ano: LUÍS ADELMO

Tido como o responsável pela introdução do design nos lares sergipanos, Luís Adelmo foi a personalidade homenageada na primeira edição da Casa Aracaju. Homem de personalidade forte e sensibilidade aguçada, esse estanciano, que morou muito tempo no eixo Rio-São Paulo, ficou conhecido como jornalista e até mesmo como um bom tapeceiro antes de despontar como um grande decorador. Seu contato inicial com a arte de organizar ambientes deve-se a sua experiência no Teatro, trabalhando como cenógrafo. Mas sua consagração como decorador deu-se  mesmo como designer, despertando o interesse dos sergipanos por peças diferentes e elaboradas com estilo. Sempre interessado por novidades, enriqueceu o mercado sergipano trazendo peças dos maiores designers do Brasil e do mundo. Hoje ele segue dedicando toda a sua experiência acumulada na vida ao design, criando móveis, objetos, estampas de tecidos etc.

©2022. Todos os direitos reservados a Mostra Aracaju.